domingo, 1 de junho de 2008

Ser Pai...

Ser Pai é...
Olhar no escuro do quarto e pensar que és um anjinho...
Sentir um amor incondicional e um receio irracional,
que me fazem rir por tudo e por nada,
só por te ver, só de te ouvir!
Contar todas as tuas gracinhas e achar que todos as vão adorar,
mesmo sentindo que olham para mim como mais um pai que se está a babar!

E também brincar com os teus brinquedos
não sentindo as horas passar,
para depois te ver sorrir e cantar!
Ralhar-te e dar-te lições de "bom comportamento",
para logo a seguir virar-me com brusquidão,
para ao ver a tua cara nesse momento,
não me partir a rir até a rouquidão!

Ouvir-te falar e, escutar cada palavra com sofreguidão!
Voltar do emprego em velocidade de campeão,
só para sentir o teu carinho, o teu abraço,
e poder ficar assim, mais um minuto em união...
Acordar a meio da noite sobressaltado e angustiado,
correr a espreitar-te de quando em quando,
e sorrir aliviado, porque te vejo respirar,
sabendo que provavelmente estiveste só a sonhar!

É ter um sentimento de terror que me leva a...
Pensar no futuro e ter de te proteger,
de tudo e de todos e não saber como o fazer!
Levar-te à escola para aprenderes a viver...
E saber que também te vais magoar e chorar!
E ter medo do que possas sentir ou pensar,
sabendo que também tu poderás magoar!

É ver como cresces e mostrar-te outros sentidos...
Não esquecendo que tens de ter limites,
para que não te percas nos infinitos!
E mostrar-te o Ser que és...
Tentando mostrar todas as diferentes direcções,
encruzilhadas, cruzamentos, ou derivações,
encontrando sentidos e outras possibilidades
dando-te mais forças e capacidades!

É tentar lembrar-me o que é a vida,
sem conseguir por vezes compreender,
que o teu caminho é só teu e que,
apenas a ti pertence.
E assim, chorar ou rir contigo...
Em cada caminho mal escolhido!
Em cada escolho sentido!
Em cada etapa ultrapassada!
E em cada meta alcançada!

Ser Pai é...
Querer escrever e não encontrar palavras,
pois as que me surgem na mente são pouco expressivas,
e os sentimentos que me atropelam os pensamentos,
jamais serão definíveis ou compreensíveis!

Ser Pai é...
Tudo isto e muito mais,
sempre na esperança que saibas que és capaz,
E que me terás sempre a teu lado sem que
tenhas de olhar para trás!

Por mais um breve momento fico assim a teu lado,
ouvindo-te respirar no escuro do quarto,
com a certeza do saber que vem do fundo da alma,
que tu és também um pedacinho de mim...



Millésime - Pascal Obispo
Sur les coteaux en pentes
Les vallons amoureux
Un rayon de soleil
Est passé sur nous deux
J'attendais de ce ciel
Qu'il me fasse juste un signe
Et je vois mon château
Sortir du cœur des vignes

[Refrain] :
Tu es mon millésime
Ma plus belle année
Pour ce bonheur en prime
Que tu m'a donné
Je suis à jamais ta terre
C'est ça être père

Après autant d'amour
La saison des vendanges
On récolte le fruit
Le meilleur des mélanges
La bouche est ronde et pleine
Et le nez si discret
Quel prénom allait-on bien pouvoir te donner?

[Refrain]

Je ne sais pas de quoi
Notre histoire sera faite
Mais je me sens porté
Un jour est une fête
Quelques notes légères
Les regards qui caressent
Et je gagne en amour comme en gagne en noblesse

C'est ça être père...
C'est ça...
C'est ça être Père...

Ser Pai é...
Neste dia que é feito a pensar em ti,
deixar-te esta canção como prova do meu Amor!
Para num futuro que não quero triste,
Te lembres sempre de mim!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

O pior é quando o filho/(a) cresce e repele legítimas ambições do pai (e mãe)amantes, a pretexto de que só ele/(ela) sabe o que quer da vida, mas apenas como justificação da sua inércia... E lá se vai o lirismo do pai ou da mãe, e a esperança com ele. Que a vida jamais se condói, e é veloz a passar...

Anónimo disse...

Lindo, meu querido!
Ser pai e ser mãe é também perceber que por mais que nos doa, os filhos têm de aprender sozinhos o caminho das escolhas, cair e magoar-se para se reerguerem com a força que só a experiência vivida lhes dá.